.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

As terras onde hoje se localiza a sede do município de Amaporã, pertenciam ao estado e, em 1948, foram adquiridas por lavradores que tinham por objetivo organizar fazendas para o plantio do café. Os primeiros colonos a se fixaram no local foram Justino Rodrigues de Souza, Mariano Viana e José Viana, seguidos, algum tempo depois, por Gustavo Marques de Oliveira.

Posteriormente, outros colonos vieram a estabelecer-se na região, formando fazendas, uns dedicando-se ao plantio de café e outras lavouras como o milho, algodão, feijão, etc, e outros, à pecuária com gado zebu vindo de São Paulo e Mato Grosso. Em pouco tempo, a localidade tomou aspecto de povoado, recebendo a denominação de Jurema. Em 1955, o povoado de Jurema, foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Paranavaí e, em 1960, foi elevado à categoria de município, passou a denominar-se Amaporã, em virtude de lei estadual. O nome do município é de origem indígena e significa: amá = chuva, porã= bonita, Amaporã= chuva bonita.

Gentílico: Amaporense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jurema (ex-povoado), pela lei municipal nº 116, de 23-08-1955, com terras desmembradas do distrito de Catarinense, subordinado ao município de Paranavaí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Jurema, figura no município de Paranavaí. Elevado à categoria de município com a denominação de Jurema, pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado de Paranavaí. Sede no atual distrito de Amaporã (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 12-11-1961. Pela lei estadual nº 37, de 13-06-1961, o município de Jurema tomou a denominação de Amaporã. Pela lei municipal nº 28, de 15-05-1962, é criado o distrito de Nordestina e anexado ao município de Amaporã. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Amaporã (ex-Jurema) e Nordestina. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica municipal Jurema para Amaporã, alterado pela lei estadual nº 37, de 13-06-1961.

Galeria de Vídeos

Galeria de Vídeos

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Amaporã - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.